Nutrição

As ciências da dietética e nutrição são as áreas do saber que estudam a alimentação humana.

 

Desde sempre, nós humanos alimentamo-nos do que a natureza nos proporciona. Nos tempos modernos habituámo-nos a uma alimentação e estilos de vida diferentes, que nos conduziram a alguns problemas de saúde. Alguns destes problemas são corrigíveis com alterações nos nossos hábitos alimentares.

 

É propósito da Consulta de Nutrição avaliar os hábitos e preferências alimentares, assim como estudar a forma como a sua modificação pode dar resposta aos problemas de saúde identificados.

 

Estes problemas podem relacionar-se com:

  1. Evolução do peso;

  2. Situações de doença ou alterações fisiológicas.

 

 

1 – EVOLUÇÃO DE PESO

 

Nas alterações de peso podemos encontrar dimensões diferentes:

 

  • Aumentos ligeiros de peso: desvios resultantes de alterações pontuais ou progressivas que levam a um pequeno aumento de peso e que requerem uma solução pontual;

 

  • Grandes aumentos de peso: resultantes, muitas vezes, de anos de uma prática alimentar despreocupada e que requerem intervenções mais globais, prolongadas e possivelmente cirúrgicas;

 

  • Diminuição de peso: habitualmente secundária a outras intercorrências e que requerem uma intervenção rápida e intensa por forma a travar a redução de peso e promover a sua recuperação.

 

Para todas as situações temos respostas, quer com planos alimentares estruturados pontuais e de duração limitada, quer com estratégias para alterações consistentes de hábitos alimentares, quer ainda com o estudo de uma perspetiva de ajuda cirúrgica para a obesidade (BY-pass, tuboplastia, etc.)

 

 

2 – SITUAÇÃO DE DOENÇA OU ALTERAÇÃO FISIOLÓGICA

 

Diversas são as situações de doenças associadas à alimentação, quer por terem sido provocadas por desvios alimentares, quer por poderem ser controladas com cuidados alimentares. Algumas destas doenças são a Doença Cardiovascular, a Diabetes, a Doença Renal, a Hipertensão, a Doença Celíaca, a Litíase Renal, a Dislipidémia (colesterol) e a Hiperuricemia (ácido úrico).

 

Podemos também encontrar situações de cirurgias que alteram o normal funcionamento do Aparelho Digestivo, alterações de digestão ou absorção de nutrientes que, muitas vezes, alteram o estado de nutrição ou o conforto gastrointestinal.

 

Nestas situações procedemos ao estudo das implicações da doença ou cirurgia na alimentação e à análise dos hábitos alimentares. Desta forma podemos estabelecer uma proposta alimentar conducente à minimização do problema original.

 

Para alterações de necessidades nutricionais motivadas por alterações fisiológicas, como é o caso da gravidez ou tratamentos medicamentosos, temos estratégias de otimização do aporte nutricional.

 

Podemos ainda, ter situações clínicas que obrigam ao uso de vias de nutrição alternativas, por vezes mesmo, com necessidade a recorrer a fórmulas de Nutrição Artificial. O exemplo mais comum, embora existam outras técnicas, é a alimentação por sondas naso-gástricas.

 

Nestes casos, procedemos ao estudo pormenorizado da situação clinica e acesso disponível para administrar os nutrientes, ao cálculo das necessidades e prescrição da nutrição adequada.

Dr. Hermínio Carrasqueira, Nutricionista.

  • Licenciado em Dietética e inscrito na Ordem dos Nutricionistas (ON 167N);

 

  • Experiência de 25 anos em Nutrição Clínica de doentes internados em especialidades médicas e cirúrgicas do Centro Hospitalar Universitário de Faro;

 

  • Experiência de 25 anos em Consultas de Nutrição Clínica no hospital de referência do Algarve;

 

  • Membro ativo do Grupo e Nutrição Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Faro;

 

  • Coordenador para a área da Nutrição do Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade do Centro Hospitalar Universitário de Faro;

 

  • Experiência de 17 anos na vigilância e acompanhamento de doentes em Hemodiálise;

 

  • Autor e co-autor de diversas publicações nas áreas da Nutrição Clínica, Doença Renal, Obesidade e Avaliação Nutricional;

 

  • Preletor de vários temas em reuniões científicas;

 

  • Experiência de docência na Licenciatura de Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve;

 

  • Interesse particular em Obesidade, Desnutrição, Diabetes, Cirurgia e Doença renal.

De 2ª a 6ª feira, das 9 às 20 horas.
Encerrados nos feriados nacionais e no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).
289 828 104  |  927 549 339
Rua da Polícia de Segurança Pública, 36.
8000-408 Faro.
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
308 804 850

© 2019. Clínica O Meu Médico. Todos os direitos reservados.