Dermatologia

A dermatologia é a especialidade médica que estuda e trata todas as doenças que afectam a pele, mucosas e anexos da pele (unhas e cabelos), quer tenham origem inflamatória, oncológica, infecciosa ou outra. A pele é o maior órgão do nosso corpo, tratando-se de uma máquina complexa que, para além do óbvio papel na protecção e na interacção com o meio ambiente, desempenha também importantes funções metabólicas, imunitárias e de regulação do organismo.

 

Por estes motivos, compreende-se que sejam inúmeras as doenças que podem afectar a pele e que podem motivar a ida a uma consulta de dermatologia. Muitas destas doenças têm origem na própria pele, mas muitas outras são doenças com origem noutros órgãos ou doenças sistémicas que, frequentemente, na sua fase inicial, se manifestam apenas na pele, motivo pelo qual é muitas vezes o médico dermatologista que as diagnostica. O facto de a pele ser um órgão acessível à observação e aos exames (ex: colheitas, biópsia, dermatoscopia, etc) facilita o diagnóstico precoce destes problemas de saúde.

 

​Entre as inúmeras causas da ida a uma consulta de dermatologia estão os tumores da pele. Os cancros da pele no geral são muito frequentes e o melanoma em particular é um dos tumores mais mortais nos escalões etários mais novos. Mas, felizmente, a acessibilidade da pele à observação permite a fácil detecção de sinais de alerta que devem ser avaliados por um dermatologista porque a detecção precoce de qualquer um dos diferentes tipos de cancro cutâneo permite sempre um tratamento eficaz. Para uma detecção precoce dos tumores da pele são usados em dermatologia vários métodos, com destaque para a dermatoscopia.

 

No tratamento das diferentes lesões da pele, quer sejam benignas, pré-malignas ou malignas, o dermatologista tem à sua disposição uma grande variedade de tratamentos. As diferentes lesões requerem o uso de técnicas cirúrgicas adaptadas a cada situação, com o objectivo da sua remoção eficaz e segura, mas também com objectivo de obter o menor impacto cosmético possível, por vezes com necessidade de técnicas e plastias de reconstrução cirúrgica da área anatómica em questão. Entre outras técnicas cirúrgicas destacam-se também o uso de LASER's, electrocirurgia e criocirurgia com azoto líquido, entre outras. É o dermatologista o profissional que se encontra na melhor posição para avaliar a necessidade de tratamento de uma lesão na pele e escolher e aplicar as diferentes técnicas ou tratamentos médicos ou cirúrgicos.

 

Em Portugal a especialidade de dermatologia também é conhecida como dermato-venereologia, porque são os dermatologistas que normalmente se ocupam do diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmitidas (DST's). Para além dos motivos históricos, existe uma natural predisposição da especialidade de dermatologia para esta área da medicina, uma vez que todas estas doenças afectam áreas da pele e das mucosas, sendo importante o seu diagnóstico e distinção nomeadamente com outras doenças não sexualmente transmitidas que afectam as mesmas áreas.

 

Por último, uma área muito importante e em grande desenvolvimento é a área da dermocosmética, na qual o dermatologista tem um papel fulcral. É o dermatologista que tem ao seu dispor a experiência profissionais para fornecer o melhor aconselhamento e os recursos técnicos para aplicar os tratamentos da forma mais adequada.

Dr. Pedro Viegas, médico dermatologista.

  • Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.

 

  • Especialidade de Dermatologia e Venereologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro EPE, Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgico de Lisboa e Hospital de Curry Cabral.

 

  • Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.

 

  • Interesse particular em dermatologia clínica, cirurgia dermatológica e dermocosmética.

Outras Áreas

De 2ª a 6ª feira, das 9 às 20 horas.
Encerrados nos feriados nacionais e no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).
289 828 104  |  927 549 339
Rua da Polícia de Segurança Pública, 36.
8000-408 Faro.
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
308 804 850

© 2019. Clínica O Meu Médico. Todos os direitos reservados.