A Nefrologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho urinário, sobretudo das que atingem o rim. O médico especialista nas doenças do aparelho urinário é o nefrologista.

 

Os rins são órgãos fundamentais à nossa sobrevivência porque são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio químico do nosso organismo.

 

O número de pessoas com Doença Renal Crónica têm vindo a aumentar em todo o mundo e Portugal não é excepção.

 

O problema da doença renal é que se trata duma doença evolutiva que progride silenciosamente ao longo do tempo, levando a que um número significativo de doentes seja diagnosticado numa fase tardia em que as opções terapêuticas reduzem-se ao inicio ou preparação para um tratamento substitutivo da função renal (hemodiálise, diálise peritoneal e transplantação renal) que se manterá para o resto da vida.

 

De facto, muitos doentes com Doença Renal Crónica não são tratados em tempo útil por não serem referenciados precocemente a uma consulta de Nefrologia. Muitos doentes e também alguns médicos consideram que o médico Nefrologista é o médico da hemodiálise, o que está longe de ser correcto.

 

Assim, são diversas as actividades de um médico nefrologista na consulta de Nefrologia, entre as quais se pode salientar a prevenção de doenças renais, diagnóstico e tratamento de Hipertensão Arterial (pressão alta), diagnóstico e tratamento da Nefropatia Diabética (“Rim diabético”) diagnóstico e tratamento de Infecções Urinárias, diagnóstico e tratamento de Litíase Renal (“pedra” nos rins), diagnóstico e tratamento das doenças quísticas (quistos nos rins), diagnóstico e tratamento da Doença Renal Crónica.

 

Todas as pessoas com história pessoal de Diabetes mellitus, Hipertensão Arterial, Litíase Renal, Nefrites, Infecções Urinárias de repetição ou história familiar de doença renal devem ser periodicamente avaliados em Consulta de Nefrologia.

 

As pessoas saudáveis com mais de 40 anos devem incluir o rastreio das alterações renais e da função renal no seu check up periódico.

Nefrologia

Outras Áreas

Dra. Elsa Morgado, médica nefrologista.

  • Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.

 

  • Especialidade de Nefrologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro, no Hospital de Santa Maria, no Hospital de São José e no Hospital de Curry Cabral em Lisboa.

 

  • Assistente Hospitalar de Nefrologia no Hospital de Faro entre 2005 e 2012.

 

  • Médica Residente e subsequentemente Nefrologista desde 2004 até à actualidade no centro de hemodiálise de Faro (NephroCare-Fresenius Medical Care).

 

  • Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.

 

  • Experiência como investigadora em vários estudos multicêntricos.

 

  • Autora e co-autora de várias publicações na área da Hipertensão Arterial, Risco Cardiovascular, Diabetes mellitus e Doença Renal Crónica em revistas científicas nacionais e estrangeiras.

 

  • Interesse particular em Hipertensão Arterial, Risco Cardiovascular, Diabetes mellitus, Síndroma Metabólica, Litíase Renal, Doença Renal Crónica e Hemodiálise.​

De 2ª a 6ª feira, das 9 às 20 horas.
Encerrados nos feriados nacionais e no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).
289 828 104  |  927 549 339
Rua da Polícia de Segurança Pública, 36.
8000-408 Faro.
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
308 804 850

© 2019. Clínica O Meu Médico. Todos os direitos reservados.