ABCD do Melanoma

Nem sempre é fácil perceber se algum dos nossos "sinais" merece uma observação por um dermatologista. Por norma, qualquer lesão na pele de aparecimento recente, com algum crescimento e que se destaca das demais por ser diferente, merece ser vista em consulta de dermatologia.

 

Felizmente, na maioria dos casos, as lesões que despertaram suspeita revelam-se benignas e sem perigo. No entanto, por vezes, a revisão efectuada por um dermatologista pode ser decisiva, uma vez que a detecção e tratamento precoce do melanoma constituem a única forma possível de erradicação desta doença mortal.

 

Também frequentemente, um paciente que recorre à consulta de dermatologia por um "sinal" que considera suspeito acaba com a detecção de um problema noutra lesão que considerava insuspeita. Daí a importância da observação completa pelo dermatologista.

 

Para além da visita ao dermatologista, é não menos importante a auto-observação rotineira. E é nesta observação que a regra do ABCD, dada a sua simplicidade, poderá representar uma excelente ajuda na auto-avaliação dos "sinais" da pele.

 

Assim, se nos lembrarmos que A corresponde a assimetria, B a bordos irregulares, C a cor irregular e D a diâmetro superior a 6 mm, estaremos em condições de fazer uma avaliação sumária dos nossos "sinais".

 

Qualquer das características referidas pode não significar por si só o diagnóstico de melanoma, mas indicam a necessidade de observação da lesão em questão por um dermatologista.

 

Finalmente, é a observação pelo dermatologista, complementada com a realização do exame dermatoscópico, que constitui o passo final para o despiste deste tipo de cancro da pele.

 

A - Assimetria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B - Bordos irregulares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

C - Cor irregular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D - Diâmetro > 6 mm

Pedro Viegas - Dermatologista
  • Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.

 

  • Especialidade de Dermatologia e Venereologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro EPE, Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgico de Lisboa e Hospital de Curry Cabral.

 

  • Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.

 

  • Interesse particular em dermatologia clínica, cirurgia dermatológica e dermocosmética.

De 2ª a 6ª feira, das 9 às 20 horas.
Encerrados nos feriados nacionais e no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).
289 828 104  |  927 549 339
Rua da Polícia de Segurança Pública, 36.
8000-408 Faro.
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
308 804 850

© 2019. Clínica O Meu Médico. Todos os direitos reservados.