Hipertensão Arterial
A Hipertensão Arterial (HTA), mais comummente conhecida como tensão alta, é uma das doenças mais frequentes no mundo Ocidental e Portugal não constitui excepção.
É facilmente diagnosticada através da medição da pressão arterial com um esfigmomanómetro (aparelho de avaliação da pressão arterial) ou tensiómetro.
Existem 2 tipos de Hipertensão Arterial: primária ou essencial e secundária a uma outra doença geralmente de origem hormonal ou vascular. A idade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o stress, o tabaco, são factores que predispõem ao desenvolvimento de Hipertensão Arterial.
As complicações da Hipertensão Arterial fazem-se sentir a nível dos órgãos mais intensamente vascularizados do organismo como é o caso do cérebro, do olho, do coração e do rim, podendo levar acidentes vasculares cerebrais, cegueira, doença cardíaca e doença/insuficiência renal crónica, respectivamente.
Na nossa consulta de Hipertensão Arterial pretendemos não apenas diagnosticar e estadiar a Hipertensão Arterial, mas também:
-
Investigar a existência duma causa secundária potencialmente corrigível;
-
Identificar factores a corrigir no estilo de vida: excessos alimentares, excesso de peso, sedentarismo, tabagismo, entre outros;
-
Estabelecer um plano terapêutico inicial e optimizá-lo ao longo do tempo numa lógica de individualização aos antecedentes clínicos mas também à vida pessoal, social, profissional de cada pessoa;
-
Identificar factores de risco cardiovascular e actuar no sentido de os minorar/eliminar;
-
Identificar lesão em órgãos-alvo e actuar no sentido de evitar a sua progressão;
-
Promover a auto-vigilância assim como a adesão ao plano terapêutico;
-
Vigiar, aconselhar e educar o doente com Hipertensão Arterial, seus familiares ou outros cuidadores.
Outras Áreas
Dra. Elsa Morgado, médica nefrologista.
-
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.
-
Especialidade de Nefrologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro, no Hospital de Santa Maria, no Hospital de São José e no Hospital de Curry Cabral em Lisboa.
-
Assistente Hospitalar de Nefrologia no Hospital de Faro entre 2005 e 2012.
-
Médica Residente e subsequentemente Nefrologista desde 2004 até à actualidade no centro de hemodiálise de Faro (NephroCare-Fresenius Medical Care).
-
Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.
-
Experiência como investigadora em vários estudos multicêntricos.
-
Autora e co-autora de várias publicações na área da Hipertensão Arterial, Risco Cardiovascular, Diabetes mellitus e Doença Renal Crónica em revistas científicas nacionais e estrangeiras.
-
Interesse particular em Hipertensão Arterial, Risco Cardiovascular, Diabetes mellitus, Síndroma Metabólica, Litíase Renal, Doença Renal Crónica e Hemodiálise.