A cirurgia dermatológica é o ramo da dermatologia que se ocupa das técnicas e métodos cirúrgicos aplicados no tratamento de lesões e doenças cutâneas ou em procedimentos de dermoestética.
A importância da cirurgia dermatológica é muito evidente no tratamento das lesões malignas da pele, que exigem uma remoção radical. Geralmente, estes procedimentos são realizados sob anestesia local, podendo o paciente regressar à sua actividade normal após a sua realização.
Também as lesões não malignas, pelo mais diversos motivos, nomeadamente estéticos ou por provocarem incómodo, podem ser tratadas no âmbito da cirurgia dermatológica, com técnicas que vão desde a excisão cirurúgica ao uso de LASER's, passando pela electrocirurgia, criocirurgia com azoto líquido, entre outras.
O dermatologista reúne os conhecimentos, experiência profissional e os meios técnicos indicados para a realização das cirurgias e tratamentos cirúrgicos das lesões, tumores e doenças cutâneas, assim como para a realização dos procedimentos estéticos da pele e tratamentos de dermocosmética.
Cirurgia Dermatológica
Dr. Pedro Viegas, médico dermatologista.
-
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.
-
Especialidade de Dermatologia e Venereologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro EPE, Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgico de Lisboa e Hospital de Curry Cabral.
-
Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.
-
Interesse particular em dermatologia clínica, cirurgia dermatológica e dermocosmética.
Outras Áreas