Dermatoscopia

A dermatoscopia é uma técnica desenvolvida para a observação de lesões da pele. Baseia-se na utilização de aparelhos com capacidade de ampliação e uso de luz polarizada, que permite a visualização da pele sem a obstrução da reflexão superficial.

 

O seu uso tem múltiplas aplicações, mas é muito importante na observação e interpretação dos nevos melanocíticos, também conhecidos como "sinais" da pele. Por vezes é muito difícil a distinção entre um "sinal" benigno como um nevo melanocítico e um "sinal" maligno como o melanoma, potencialmente fatal. O uso do dermatoscópio é uma das armas mais importantes que o dermatologista tem à sua disposição para esta avaliação.

 

Alguns equipamentos permitem o arquivo digital das imagens obtidas (dermatoscopia digital), o que permite uma comparação posterior e, assim, facilita a avaliação da evolução de cada lesão de uma forma mais segura. Este processo permite dirigir a atenção para as lesões que realmente estão em evolução e monitorizar as que estão estáveis, evitando a remoção de algumas lesões e revelando outras aparentemente insuspeitas.

 

O dermatologista é o profissional apto a usar este tipo de equipamentos e estes constituem uma peça fundamental na sua actuação.

Dr. Pedro Viegas, médico dermatologista.

  • Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 1997.

 

  • Especialidade de Dermatologia e Venereologia de 2000 a 2004, com estágios no Hospital de Faro EPE, Centro de Dermatologia Médico-Cirúrgico de Lisboa e Hospital de Curry Cabral.

 

  • Experiência de colaboração em diversos hospitais e clínicas privados.

 

  • Interesse particular em dermatologia clínica, cirurgia dermatológica e dermocosmética.

Outras Áreas

De 2ª a 6ª feira, das 9 às 20 horas.
Encerrados nos feriados nacionais e no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).
289 828 104  |  927 549 339
Rua da Polícia de Segurança Pública, 36.
8000-408 Faro.
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
308 804 850

© 2019. Clínica O Meu Médico. Todos os direitos reservados.